23 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade:
H34 – Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações-problema (habilidade avaliada da 3ª série do EM).
Os problemas combinatórios tiveram e têm profundas implicações no desenvolvimento de outras áreas da matemática, como a probabilidade, a teoria dos números, a teoria dos autônomos e inteligência artificial, a investigação operativa, a geometria e topologia combinatórias. No entanto, a aprendizagem desse conteúdo sempre se mostrou como um obstáculo aos alunos, devido à forma de abordá-lo, que geralmente é através da aplicação de fórmulas, o que faz perder o sentido da resolução de problemas. Uma abordagem mais voltada para a construção de significados tende a proporcionar melhores resultados à medida que instrumentalizam e estruturam o pensamento do aluno, capacitando-o para compreender e interpretar situações para se apropriar de linguagens específicas, argumentar, analisar e avaliar, tirar conclusões, tomar decisões e generalizar.
Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações-problema
H34