Em atendimento à legislação eleitoral (Lei 9.504/1997), os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 7 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Aplicativo Audio Aula Digital Infográfico Jogo Livro Digital Mapa Simulador Software Vídeo Vídeoaula

Atividades Currículo+
- Atividades com o uso de conteúdos e ferramentas digitais -

Filtrar Atividades por:
Números Inteiros – Resolução de problemas
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H03 – Resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão). As dificuldades apresentadas pelos alunos no trato com os números negativos tornam-se mais explícitas quando precisam resolver problemas envolvendo esses números. Saber reconhecer o significado dos números negativos é preponderante para a evolução do conhecimento matemático dos alunos e é uma das chaves de entrada para o alargamento da possibilidade de abstração dos alunos na direção da aquisição do conceito de número. Este é o primeiro passo para a compreensão do número para além da quantificação de objetos concretos.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
H03
Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
8º ano EF
Expressões algébricas – A expressão dos padrões 2
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H12 – Ler e escrever expressões algébricas correspondentes a textos matemáticos escritos em linguagem corrente e vice-versa. A linguagem matemática, notadamente escrita e simbólica, foi desenvolvida historicamente para comunicar suas ideias e conceitos, assim as notações e símbolos matemáticos precisam ser tratados com significados claros e relativamente precisos, além da necessidade do reconhecimento de suas regras e procedimentos. A álgebra, mais do que manipular expressões e resolver equações, envolve as capacidades de estabelecer generalizações e relações, interpretar situações e resolver problemas. Desse modo, o ensino de uma linguagem algébrica já constituída e que prioriza o domínio de habilidades manipulativas das expressões algébricas não é suficiente para que os alunos desenvolvam uma relação direta entre o pensamento algébrico e uma linguagem que o represente.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
H12
Ler e escrever expressões algébricas correspondentes a textos matemáticos escritos em linguagem corrente e vice-versa.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
8º ano EF
Expressões algébricas – A expressão dos padrões 1
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H12 – Ler e escrever expressões algébricas correspondentes a textos matemáticos escritos em linguagem corrente e vice-versa. A linguagem matemática, notadamente escrita e simbólica, foi desenvolvida historicamente para comunicar suas ideias e conceitos, assim as notações e símbolos matemáticos precisam ser tratados com significados claros e relativamente precisos, além da necessidade do reconhecimento de suas regras e procedimentos. A álgebra, mais do que manipular expressões e resolver equações, envolve as capacidades de estabelecer generalizações e relações, interpretar situações e resolver problemas. Desse modo, o ensino de uma linguagem algébrica já constituída e que prioriza o domínio de habilidades manipulativas das expressões algébricas não é suficiente para que os alunos desenvolvam uma relação direta entre o pensamento algébrico e uma linguagem que o represente.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
H12
Ler e escrever expressões algébricas correspondentes a textos matemáticos escritos em linguagem corrente e vice-versa.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
8º ano EF
Números Racionais na forma decimal – Operações 2
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H10 – Efetuar cálculos com multiplicação e divisão de números decimais. Compreender a multiplicação e a divisão de números racionais possibilita ao aluno a ampliação da noção de número racional, uma vez que se tem situações em que os resultados dessas operações contrariam a concepção de que a multiplicação sempre aumenta e a divisão sempre diminui. A desconstrução dessa concepção é necessária para a compreensão dos outros conjuntos numéricos a serem abordados na sequência do trabalho em matemática.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
Efetuar cálculos com multiplicação e divisão de números decimais.
H10
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
8º ano EF
Números Racionais na forma decimal – Operações 1
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H10 – Efetuar cálculos com multiplicação e divisão de números decimais. Compreender a multiplicação e a divisão de números racionais possibilita ao aluno a ampliação da noção de número racional, uma vez que se tem situações em que os resultados dessas operações contrariam a concepção de que a multiplicação sempre aumenta e a divisão sempre diminui. A desconstrução dessa concepção é necessária para a compreensão dos outros conjuntos numéricos a serem abordados na sequência do trabalho em matemática.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
Efetuar cálculos com multiplicação e divisão de números decimais.
H10
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
8º ano EF
Números Racionais – Resolução de problemas com representação decimal
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H15 – Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam diferentes significados da adição ou subtração. É comum entre pesquisadores e estudiosos da Educação Matemática a afirmação de que o saber fazer em Matemática é a capacidade de resolver problemas. Essa capacidade se desenvolve pela utilização de variados tipos de problemas e pela sistematização de diferentes estratégias de resolução. Além disso, ao resolver problemas de modo autônomo, os alunos têm a oportunidade de colocar em jogo os conhecimentos adquiridos e proceder à formulação de novos saberes.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
H15
Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam diferentes significados da adição ou subtração.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
7º ano EF
Formas planas e espaciais – Representações 2
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H17 – Classificar formas planas e espaciais A aprendizagem de geometria é a grande plataforma para o desenvolvimento da visualização, manipulação, construção de modelos e simulação. Todos esses aspectos hoje podem ser amplamente explorados com o uso de aplicativos computacionais associados a ações que possibilitam ao aluno observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades etc.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
Classificar formas planas e espaciais.
H17
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
7º ano EF
Formas planas e espaciais – Representações 1
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H17 – Classificar formas planas e espaciais. A aprendizagem de geometria é a grande plataforma para o desenvolvimento da visualização, manipulação, construção de modelos e simulação. Todos esses aspectos hoje podem ser amplamente explorados com o uso de aplicativos computacionais associados a ações que possibilitam ao aluno observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades etc.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
Classificar formas planas e espaciais.
H17
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
7º ano EF
Números Racionais – Representações fracionária e decimal 2
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com as habilidades: H07 – Identificar a fração decimal correspondente a um número decimal dado e vice-versa; H08 – Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número. A atividade salienta a importância da conversão entre e dentro das diversas representações dos números racionais e na equivalência de frações, saberes essenciais para a futura comparação e ordenação desses números, além de ser a estrutura básica para as operações de adição e subtração de frações.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número.
H07
H08
Identificar a fração decimal correspondente a um número decimal dado e vice-versa.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
7º ano EF
Números Racionais – Representações fracionária e decimal 1
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com as habilidades: H07 – Identificar a fração decimal correspondente a um número decimal dado e vice-versa; e H08 – Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número. A atividade salienta a importância da conversão entre e dentro das diversas representações dos números racionais e na equivalência de frações, saberes essenciais para a futura comparação e ordenação desses números, além de ser a estrutura básica para as operações de adição e subtração de frações.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número.
H07
H08
Identificar a fração decimal correspondente a um número decimal dado e vice-versa.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
7º ano EF
Números Racionais – Problemas do campo aditivo 2
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H15 – Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam diferentes significados da adição ou subtração. A resolução de problemas é determinante na consolidação de conhecimento matemático. É por meio deles que o professor pode acompanhar o progresso das aprendizagens dos alunos, pois a aquisição dessa habilidade denota a aplicação de conhecimentos adquiridos e as possibilidades de construção de novos.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
H15
Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam diferentes significados da adição ou subtração.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
6º ano EF
Números Racionais – Representações 2- Atividade 7
04 mar 2016
Esta atividade trabalha com a habilidade: H04 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. Ter o domínio dessa habilidade é essencial para que se possa avançar no estudo dos números racionais, pois dela depende a significação dos procedimentos de cálculo com esses números e, também, a compreensão dessas representações ligadas às medidas.
Disciplina:
Matemática
Habildade:
H04
Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Anos Finais
Ano Série:
6º ano EF
Agradecimentos

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC) e do Centro de Ensino Fundamental do Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF), agradece aos profissionais envolvidos na elaboração das atividades:

  • Jacqueline Peixoto Barbosa (concepção e coredenação)
  • Silvia Sentelhas e Robespierre Sentelhas (elaboração de atividades de Matemática)
  • Eduardo de Moura, Heloisa Amaral Dias de Oliveira e Jacqueline Peixoto Barbosa (elaboração de atividades de Língua Portuguesa)

Agradecemos também o Instituto Natura e ao Instituto Inspirare pelo apoio prestado à Secretaria da Educação no âmbito deste projeto.

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei 9.504/1997), os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 7 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo.