Aplicativo Audio Aula Digital Infográfico Jogo Livro Digital Mapa Simulador Software Vídeo Vídeoaula

Quero enviar uma recomendação de conteúdo digital para análise da equipe de Assistentes de Seleção de Conteúdo Digital

Sua recomendação pode fazer parte do “acervo” desta plataforma, juntamente com o seu crédito. Ao indicar objetos digitais de aprendizagem disponíveis gratuitamente na internet, você estará contribuindo para que o Currículo+ facilite o acesso de professores e alunos de toda a Rede Estadual de Ensino de São Paulo a conteúdos digitais de qualidade e potencialize o uso das novas tecnologias nas escolas.


Veja os critérios de seleção de conteúdos

Todo conteúdo digital selecionado para a plataforma Currículo+ atende a quatro critérios:
Qualidade técnica do objeto:

  1. Robustez
    1. O objeto deve estar isento de erros de funcionamento ou baixa qualidade audiovisual (exemplo: falha no áudio, imagens distorcidas, componentes se “desconfiguram” na medida em que objeto é explorado);
  2. Emprego de Imagens
    1. As imagens/ilustrações (quando houver) devem ser empregadas para ilustrar conceitos e explicações e não apenas decorar a página (ex: texto com decoração nas bordas);
  3. Portabilidade
    1. O objeto deve “funcionar” em computadores com sistemas operacionais Linux ou Windows;
* Fonte de apoio: (REATEGUI, E; BOFF, E; FINCO, M.D. Proposta de diretrizes para Avaliação de objetos de Aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos, CINTED-UFRGS, Novas Tecnologias na Educação, V. 8, nº3, dezembro, 2010, p.8)
Conteúdo estar conceitualmente correto:

Os conceitos presentes no objeto digital de aprendizagem devem estar de acordo com os conhecimentos consolidados nos referenciais bibliográficos mais utilizados nas disciplinas.

Articulado com o Currículo do Estado de São Paulo:

Um tema pode estar articulado com o currículo não só pelo fato de estar relacionado no Quadro de Conteúdos das disciplinas, mas também pela abordagem apresentada. Assim sendo, todo conteúdo deve ser apresentado com uma linguagem moderna, contextualizada, atualizada e com exemplos contemporâneos, facilmente identificados no cotidiano.

Isento de características que não condizem com as diretrizes institucionais da Secretaria da Educação:

Os conteúdos devem estar de acordo com a legislação em vigor, sem material que possa ser considerado ilegal ou que incite ou favoreça práticas em desacordo com a legislação.

IMPORTANTE

A origem do objeto digital de aprendizagem (site e/ou autor específico) não configura-se como critério de seleção para sugestão de conteúdos pelos professores da Rede Estadual de São Paulo, e sim, a adequação do objeto digital de aprendizagem de forma isolada ante os critérios de seleção do Currículo+ listados acima; por meio dessa premissa, e alinhado às normas que regem a gestão pública, o Currículo+ afasta veementemente a possibilidade de favorecimento de sites e/ou autores específicos, sejam eles com fins comerciais atrelados à sua natureza jurídica / modo de atuação ou não; As sugestões de conteúdos digitais pelos profissionais da Rede Estadual de Ensino restringem-se ao objeto digital de aprendizagem em seu formato isolado, e de forma alguma, tem por objetivo indicar ou sugerir a utilização de outros conteúdos do site em que o objeto se encontra, tampouco incentivar a compra ou aquisição de serviços ou produtos que porventura estejam ofertados no site em que o objeto é acessado;

Dados do objeto a ser recomendado para a equipe de Curadores: