Publicado em:
Descrição
O nome “geometria do táxi”, como é conhecida a geometria aqui apresentada , vem da associação a trafegar por ruas. Para calcular a  distância entre dois pontos no plano cartesiano, é usada uma malha quadriculada, na qual é  medida o  número de quadras percorridas no trajeto de um ponto ao outro. Nas atividades propostas, pode-se escolher no mapa as “esquinas” onde colocar quatro pontos de referência (sua casa, a escola, a casa de um amigo e a lanchonete) e considerar a distância como o número mínimo de quadras a serem percorridas para  ir de um ponto a outro (distância do táxi).  O objeto favorece a aprendizagem do sistema de coordenadas cartesianas no plano e a noção de distância, por meio das formas  geométricas de circunferência e círculo . Indicado para a  3ª série do Ensino Médio.
Orientação para uso com acessibilidade
Enriquecimento curricular na área de matemática das séries anteriores.
Informações
Produzido por: IME-UNICAMP
Editor de Educação Especial:
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios