Publicado em:
Descrição
Este software possibilita aos alunos explorar o cálculo de probabilidades envolvido em experimentos de extrações de bolinhas indistinguíveis, exceto pela cor, de uma urna. A primeira atividade, que introduz o conceito de independência entre eventos, consiste em realizar as extrações com reposição. Na segunda atividade, as extrações são realizadas sem reposição, sendo trabalhado o conceito de dependência entre eventos. A terceira atividade introduz um tipo específico de dependência entre os eventos através da chamada Urna de Polya. Conteúdos Probabilidade Software Educacional Urna com reposição Urna sem reposição Urna de Polya Bolinhas Urnas Objetivos
  1. Investigar o comportamento aleatório de um jogo com extração de bolinhas de uma urna
  2. Ler e compreender gráficos de evolução temporal.
Este ODA pode ser abordado na 2ª série do EM.
Informações
Produzido por: IME-UNICAMP
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios