Publicado em:
Descrição
Este ODA trata-se de vídeo em que é apresentado o esporte Cabeçabol ou Jikunahaty. Esse esporte é jogado por meio de cabeceadas em uma bola confeccionada com a seiva da mangabeira e é praticado pelos índios da aldeia da etnia Pareci, localizada no noroeste de Mato Grosso. O vídeo além de trazer informações sobre um esporte desconhecido, faz uma reflexão sobre a resistência da cultura indígena frente a vida urbana. Aponta a necessidade de se preservar a cultura indígena e evitar a perda de sua identidade. Este ODA possibilita desenvolver a habilidade de relacionar as manifestações culturais dos diferentes grupos da matriz étnica brasileira com os processos históricos de sua formação (2ª série/Vol. 2).
Informações
Produzido por: Globo.com
Recomendação Inicial: Vanessa Rodrigues Silveira Pereira
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios