Publicado em:
Descrição
Este ODA trata-se de vídeo que, a partir desta reflexão, O que é o solo? apresenta um panorama narrativo do solo no Brasil abordando várias situações, inclusive, os problemas gerados pelo uso predatório do solo, como a falta d'água e a desertificação e estudos que são realizados desde 1808. Contribui para desenvolver as seguintes habilidades do Currículo Paulista: (EF06GE28*): Relacionar o processo de degradação do solo com o desmatamento, queimadas, desertificação, uso de agrotóxicos, escassez hídrica, entre outros e discutir ações para a preservação do solo em diferentes lugares; (EM13CHS302): Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade. Estas habilidades estão vinculadas ao seguintes Objetos de Conhecimento de Geografia: Impactos socioeconômicos, socioambientais e na biodiversidade: as práticas agropecuárias e extrativas; a cadeia produtiva do petróleo, dos minérios, desmatamento, o assoreamento, as queimadas, a erosão, a poluição do ar, do solo e das águas. EJA: Esse ODA é muito interessante para a Educação de Jovens e Adultos, em ambos os segmentos, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Trata-se de informativo que apresenta uma abordagem histórica de atitudes socioambientais e muitas das ações realizadas em função dessa temática.
Informações
Produzido por: Embrapa
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios