Este ODA permite observar e analisar a população da cidade de São Paulo quanto aos fluxos populacionais, inclusive permite reflexão acerca da atual pirâmide etária brasileira. Contribui para a construção das habilidades de identificar geograficamente características e dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do espaço, descrever e aplicar o conceito de fluxos populacionais (processos migratórios) em associação com a produção do espaço contemporâneo e do Brasil. Sugerido no 7º Ano, 4º Bimestre: "Brasil - População e Economia", caderno do aluno/professor volume II.