Publicado em:
Descrição
Experimento para verificar se um elástico comum obedece à lei de Hooke. Pode-se construir um gráfico através de dados obtidos experimentalmente; determinar a lei que fornece a variação do comprimento de um elástico em função do número de bolinhas de gude que ele suporta. Além de conhecer uma aplicação da função afim. Resumo: neste experimento, seus alunos inicialmente construirão uma espécie de dinamômetro usando um elástico ao invés de uma mola. Feito isso, eles medirão a variação do comprimento que o elástico sofre em função do número de bolinhas de gude que ele está suportando. Por fim, através da construção de um gráfico com os dados obtidos, o qual será aproximadamente linear, a partir de certo número de bolinhas, seus alunos poderão verificar se a Lei de Hooke foi obedecida pelo elástico e encontrar uma função que descreve seu comportamento com relação ao número de bolinhas de gude suportado.
Informações
Produzido por: Mais Recursos Educacionais
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios