Descrição
Este ODA trata-se de uma vídeo aula que aborda o fenômeno El Niño e La Niña. Assistindo ao vídeo aprendemos suas principais características e podemos, assim, diferenciá-los.
a utilização deste ODA possibilita o desenvolvimento da seguinte habilidade do Ensino Fundamental - Anos Finais:
(EF06GE32*) Diferenciar fenômenos naturais e fenômenos provocados pela ação humana e relacionar com os fenômenos climáticos (radiação solar, a radiação ultravioleta, Ilha de Calor, o aquecimento global, El Niño, La Niña, Efeito Estufa e Camada de Ozônio entre outros).
EJA: Na Educação de Jovens e Adultos, a utilização deste ODA está adequada não só para o Ensino Fundamental Anos Finais, mas também para o Ensino Médio, porque explica situações climáticas anômalas, que influenciam no clima de muitos países banhados pelo Oceano Pacífico e arredores. Os fenômenos climáticos mais evidenciados no Brasil são estações de secas muito extensas e de grande pluviosidade em lugares determinados, contrastando com anormalidade.
Informações
Onde encontrar?
https://www.youtube.com/watch?v=oF4naKtTo6o
Sugerido por:
Viviane Maria Bispo
Produzido por:
INPE vídeoSeduc
Comentarios