Este ODA realiza uma abordagem sobre a história e cultura dos índios Pataxó, mencionando o contexto de mudanças no país e como o desmatamento acabou contribuindo na mudança dos hábitos e comportamentos dessa etnia. É possível também debater a luta pela demarcação de terra, que estão restritas a reservas ambientais. Este ODA pode ser utilizado no 3º e 4º bimestre da 1ª série do Ensino Médio, e 1º bimestre da 2ª série do Ensino Médio.
Produzido por: tvbrasil
Recomendação Inicial: Gustavo Lima Molinari Peixoto