Publicado em:
Descrição
No Brasil imperial, um médico itinerante, em suas andanças, conhece uma moça acometida de malária por quem se apaixona, sendo correspondido. Entretanto, o pai da jovem a prometeu para um rico fazendeiro da região e não admite ter sua vontade contestada.O trecho deste filme pode ser utilizado para a ampliação do trabalho com o conteúdo “Romantismo e Ultrarromantismo” presentes no Volume 1, 2º ano do Ensino Médio do Currículo de Língua Portuguesa. Nesta cena, Manecão encontra Cirino e o mata com intenção de "salvar a honra" do pai da moça e a dele próprio. Manecão foge e chega Cesário que vinha em favor de Cirino e Inocência. Cirino, então, lhe faz um último pedido, para que Cesário prometa que não deixará Inocência casar com Manecão. O padrinho promete e Cirino morre chamando por ela. Pode-se trabalhar neste trecho características regionalistas e, principalmente, uma característica peculiar de Visconde de Taunay que é: dar muito valor à honra.
Informações
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios