Publicado em:
Descrição
Este ODA trata-se de um vídeo em que temos imagens do satélite Landsat que realizou, em abril de 2013, uma varredura da superfície terrestre entre o norte da Rússia e a África do Sul. Nas imagens apresentadas, podemos observar vários elementos, dentre eles: - A base aérea russa em Akhtubinsk; - O Rio Tigre na fronteira entre a Síria e o Iraque; - O maior porto do Mar Vermelho, na cidade de Jeddah, Arábia Saudita; - O Monte Elgons com 4.321 metros de altitude entre o Quênia e Uganda; - As reservas minerais do Zimbabwe. É possível, também, acompanhar o deslocamento do satélite numa representação do mapa-múndi, além de identificar as distâncias por meio da escala apresentada. Este ODA contribui para desenvolver a seguinte habilidade de Geografia do Currículo Paulista: (EF06GE25*) Analisar os tipos de produtos do Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Cartografia Digital e relacionar com a produção imagens de satélite e mapas digitais entre outros. EJA: Este ODA, indicado para a EJA, Anos Finais do EF, também pode ser utilizado no Ensino Médio, devido as possibilidades dinâmicas de aquisição de conhecimentos que ele oportuniza.
Informações
Produzido por: NASA Earth Observatory
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios