Publicado em:
Descrição
Este ODA trata-se de um vídeo que apresentada a crescente participação das mulheres como cantoras de Rap. Com depoimentos de artistas como Karol Conká, Negra Li, Flora Matos, MC Gra, entre outras, mostra-se um panorama da luta contra o preconceito e a busca de aceitação e elevação da autoestima da presença das mulheres como artistas pop no Brasil. Durante o vídeo percebemos reflexões sobre a necessidade de respeito,sobre a presença do rap nas periferias, a utilização da tecnologia nos processos de produção, a importância da profissionalização, a percepção deste estilo musical como ritmo e poesia e a evolução de sua musicalidade com a integração com o jazz e com o samba. Este ODA contribui para desenvolver a seguinte habilidade do Currículo Paulista do Ensino Médio: (EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais. Esta habilidade está conectada com os seguintes Objetos de Conhecimento em Ciências Humanas: (Filosofia): O desenvolvimento dos conceitos de alteridade e empatia. As contribuições da filosofia iluminista e contemporânea para o estabelecimento dos ideais de liberdade e Direitos Humanos. A compreensão da variedade de formas de vida e suas expressões valorativas; (Geografia): Segregação socioespacial, vulnerabilidade socioambiental no mundo contemporâneo. Políticas públicas e planejamento de infraestrutura como promoção dos Direitos Humanos; (História): Legados do patriarcalismo e da escravidão: as relações de poder e constituição de desigualdades (mito da democracia racial e tipos de racismo: injúria racial, racismo institucional e racismo estrutural); (Sociologia): Desnaturalização das formas de desigualdade e intolerância para a promoção dos Direitos Humanos: laicidade, pluralismo e intolerância religiosa; preconceito e desigualdade na diversidade; mito da democracia racial e dos vários tipos de racismo. Para a utilização do Educação de Jovens e Adultos, poderá desenvolver as habilidades acima descritas, tendo em vista que o público né adulto e muito provavelmente vivencia essa realidade.
Informações
Produzido por: Canal Futura
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios