Publicado em:
Descrição
Este ODA trata-se de vídeo em que é abordada a questão do desenvolvimento urbano no Brasil e sua vertente extremamente excludente, onde as populações mais carentes acabam se deslocando para áreas periféricas, sem o mínimo de saneamento básico e atendimento de serviços públicos. A segregação socioespacial se reflete no aprofundamento das desigualdades sociais, em um processo de favelização, provocado pelas chamadas frentes imobiliárias. Este vídeo aponta caminhos na busca de qualificar áreas urbanas desqualificadas, de forma a promover a qualidade urbana para a população como um todo. O conteúdo do vídeo permite desenvolver a seguinte habilidade do Currículo Paulista do Ensino Médio: (EM13CHS502) Analisar situações da vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e as liberdades individuais. Possibilita trabalhar os seguintes Objetos de conhecimento da Geografia: segregação socioespacial, vulnerabilidade socioambiental no mundo contemporâneo, além de políticas públicas e planejamento de infraestrutura como promoção dos Direitos Humanos.
Informações
Produzido por: Canal Futura
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios