Este ODA trata-se de vídeo que permite entender o papel do solo quando ocorrem desastres naturais, como as enchentes e os alagamentos. Seu conteúdo explica que a ocorrência desses fenômenos naturais está relacionada à quantidade de chuvas e à composição física e química dos solos. Permite  desenvolver a seguinte habilidade do Currículo Paulista: (EF06GE28*): Relacionar o processo de degradação do solo com o desmatamento, queimadas, desertificação, uso de agrotóxicos, escassez hídrica entre outros e discutir ações para a preservação e conservação do solo em diferentes lugares. EJA: Esse ODA é indicado para a EJA nos segmentos do Ensino Fundamental - Anos Finais e no Ensino Médio pois, contribuirá na aquisição do conhecimento dos estudantes.
Onde encontrar? https://vimeo.com/32198146
Produzido por: UFPR