Este ODA trata-se de um vídeo produzido pela Fundação Cultural de Joinville em parceria com a Prefeitura Municipal. É extremamente didático e aborda o papel dos africanos na formação da identidade brasileira. Descreve de um modo pontual a questão de valorização da cultura afro-brasileira, conforme a Lei 10.639/2003. Pode ser utilizado transversalmente de acordo com o Currículo Paulista em várias disciplinas, mas dá um toque especial quando utilizado na disciplina de História nas sequências de atividades do 6º ano; 7º ano; 8º ano; 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, a fim de ilustrar os conteúdos desenvolvidos.