Publicado em:
Descrição
Este ODA, trata-se de vídeo em que se discute a questão da especulação imobiliária e do processo de valorização dos imóveis em áreas urbanas. O processo de encarecimento das chamadas terras urbanizadas, acaba por empurrar as camadas mais vulneráveis da população para áreas cada vez mais periféricas, dificultando o acesso aos serviços públicos, tais como transporte, educação, lazer e a proximidade da oferta de bens comerciais e culturais. No bojo da discussão entre urbanistas, juristas e sociólogos, destaca-se a importância da Outorga Onerosa que permite reverter para a coletividade, parte dos lucros obtidos nos processos imobiliários. É esclarecido como o IPTU pode se tornar um instrumento de planejamento e de promoção de justiça social. Permite desenvolver a seguinte habilidade do Currículo Paulista: (EM13CHS206): Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. Tal habilidade se conecta aos seguintes Objetos de Conhecimento: Filosofia: A autonomia do indivíduo frente ao poder do Estado: as contribuições dos pensadores contratualistas. A reflexão sobre a influência do pensamento científico na organização dos espaços contemporâneos, considerando a garantia dos Direitos Humanos e sociais. Geografia: Produção e ocupação do espaço por meio da análise e elaboração de mapas temáticos. Abrangência escalar do fenômeno espacial: local, regional e global e as relações entre os princípios do raciocínio geográfico. História: Usos do espaço: processos civilizatórios, sedentarização e deslocamentos na configuração territorial em diferentes temporalidades. Sociologia: Grupos sociais com vínculo identitário e a conformação do espaço social: ocupação, domínio e integração socioespacial. EJA: A indicação da utilização desse ODA para a Educação de Jovens e Adultos, deve-se à importância dessa temática na própria educação, na identificação do indivíduo com seu próprio espaço, na sua inserção na sociedade, na compreensão do valor social de cada indivíduo e dos indivíduos em geral, podendo ser trabalhado com alunos do Ensino Médio para o desenvolvimento das habilidades acima descritas.
Informações
Envie sua sugestão
Atenção

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Comentarios