Vídeo aborda e contextualiza a língua portuguesa como uma instituição social e dinâmica, que se constrói nas situações interativas orais e escritas. O objeto digital pode ser apresentado para reflexão sobre as variedades linguísticas, com objetivo de reconhecer que a língua varia geográfica e historicamente. Para uma abordagem inicial, discutir com os alunos, antes da exibição do vídeo : por que estudar a língua portuguesa na escola? Qual o objetivo da escola no ensino da língua portuguesa?
Produzido por: Faculdade Integrada da Grande Fortaleza- FGF/ Ministério da Educação- MEC