Vídeo aborda o emprego de recursos expressivos da linguagem verbal em gêneros textuais veiculados em diferentes meios de comunicação e apresenta alguns fenômenos fonológicos do padrão silábico e sua relação com a representação escrita. O vídeo apresenta a relação entre mídia e comportamento humano. Para a checagem de hipóteses, os alunos podem ser convidados para reflexão sobre o conhecimento prévio das variação linguística a partir da questão: Você acha que existe apenas uma Língua Portuguesa ou podemos encontrar variações?
Produzido por: Faculdade Integrada da Grande Fortaleza- FGVF/Ministério da Educação