Este ODA trata-se de um documentário com relatos de mulheres que perderam tudo com o rompimento das barragens de Itabirito (1986), Mariana (2015) e Brumadinho (2019). De forma sensível, são apresentados depoimentos de mães, filhas e viúvas que buscam recomeçar suas vidas e expressam suas dores, o preconceito que sofrem, a indignação e o sentimento de incapacidade de luta. Possibilita desenvolver as seguintes habilidades do Currículo Paulista: Ensino Fundamental - Anos Finais: (EF06GE30*) Analisar os desastres socioambientais ocasionado pela construção de usinas hidrelétricas, barragens, desmatamento entre outros e discutir as consequências sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais em diferentes lugares. Ensino Médio (EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessa prática, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. Esta habilidade está conectada com os seguintes Objetos de Conhecimento do Ensino Médio: Filosofia: As políticas públicas para o meio ambiente e os impactos de anúncios e publicidade de estímulo ao consumo; Geografia: Riscos e desastres: vulnerabilidade e insegurança ambiental; História: Instituições, Estados, indivíduos e o desenvolvimento sustentável: infraestrutura, governança ambiental no Brasil e em diferentes países do mundo; Sociologia: Papel dos indivíduos, das instituições, dos Estados e dos órgãos multilaterais no enfrentamento das questões socioambientais: políticas públicas, cidadania responsável, consumo responsável, impactos socioeconômicos e produção sustentável. A indicação para a Educação de Jovens e Adultos EJA torna-se perfeitamente adequada, considerando as modalidades de Anos Finais e Ensino Médio, levando-se em conta, com certeza, o nível de interpretação pertinente a cada um dos segmentos.
Produzido por: Universia e Mov.doc