Acesso às redes Sociais do Governo
Ícones para acesso às redes Sociais do Governo

Barra oficial do Governo do Estado de São Paulo

Clique para acessar as redes Sociais do Governo

Boas práticas CIEBP

Central de Boas práticas CIEBP Banner com criança escrevendo e estudando
Documento pdf Holografia na educação
Data da publicação Publicado em: 01/12/2022
Descrição: Projeto para estimular o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a produção de mídias digitais no ensino de Artes visuais, possibilitando o desenvolvimento da aprendizagem criativa e do protagonismo juvenil por meio da manipulação dos usos das TICs
Documento pdf Comunicação Social na escola
Data da publicação Publicado em: 30/11/2022
Descrição: Levar os estudantes a refletir sobre o fenômeno da desinformação e das fake news; analisar, de forma crítica, informações/notícias/mensagens de origem midiática em qualquer formato; conhecer elementos da informação para verificação da veracidade dos fatos.
Documento pdf Massinha em ação
Data da publicação Publicado em: 23/11/2022
Descrição: A atividade aqui proposta insere o estudante de forma incipiente em um processo de workflow (fluxo de trabalho) próprio da produção de games e animações (com a utilização da técnica Stop Motion e o design de pixel art). Adicionalmente, como eixo de conteúdo temático, todo esse processo se dará no sentido de desenvolver questões ambientais que serão propostas, sobretudo dentro da narrativa do jogo. Da conceitualização e produção artesanal do personagem para seu processo de tradução gráfica para pixelização procurará se desenvolver no estudante sobretudo a capacidade de abstração, parte constitutiva do pensamento computacional que visa o entendimento dos limites imagéticos do espaço digital e sua funcionalidade.
Documento pdf Vamos projetar?
Data da publicação Publicado em: 23/11/2022
Descrição: Esta atividade leva os estudantes a compreenderem o que são dispositivos holográficos e seu emprego na sociedade contemporânea, mostrando como ocorrem a formação das imagens na pirâmide holográfica. Promovendo a transição da curiosidade “ingênua” em curiosidade “epistemológica”; desenvolvendo a capacidade de observação, comunicação, controle de variáveis, formulação de hipóteses.
Documento pdf Mídias Digitais no Ensino da Robótica
Data da publicação Publicado em: 23/11/2022
Descrição: Atividade que estimula o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a produção de mídias digitais no ensino de robótica, possibilitando o desenvolvimento da aprendizagem criativa e do protagonismo juvenil por meio da manipulação dos usos das TICs
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo