Acesso às redes Sociais do Governo
Ícones para acesso às redes Sociais do Governo

Barra oficial do Governo do Estado de São Paulo

Clique para acessar as redes Sociais do Governo

Objetos Digitais de Aprendizagem

Recursos digitais educativos que podem ser usados por educadores dentro e fora da sala de aula

Audio

1797 Visualizações

  • Ano / Série
  • 1ª série EM
  • 3ª série EM
  • Idioma
  • Português-BR
  • Tipo de Mídia
  • Audio
  • Palavras Chave
  • consumismo
  • desigualdade social
  • Exclusão social

Rolezinho

Publicado em: 09/10/2017
Tânia Fetchir Rádio CBN

Áudio com o trecho da entrevista do Professor Clóvis de Barros Filho para a Rádio CBN, que analisa os "rolezinhos" que ocorreram durante o ano de 2014, mencionando tal ação como forma de manifestação social. Fazendo uma relação com o Estado e com o consumismo, além de fomentar uma reflexão sobre a desigualdade e exclusão social. O tema tratado na entrevista pode ser desenvolvido no 4º bimestre da 1ª série e no 2º bimestre da 3ª série do Ensino Médio.

ATENÇÃO

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Objetos relacionados
ODA - Vídeo
Camila Pitanga #EuMeImporto Anistia Internacional

Campanha da Anistia Internacional em que a atriz Camila Pitanga apresenta uma série de dados sobre homicídios de jovens, realiza e propõe uma análise dos principais perfis atingidos pela violência urb (...)

09/10/2017
Foto do(a) autor(a) Celso Francisco do Ó
Ficha Técnica
ODA - Vídeo
Trabalhadores negros ganham quase 57,4% menos que os brancos

O vídeo traz para o debate uma pesquisa do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) que demonstra a diferença de renda entre negros e brancos, e permite debater as principais consequências desta di (...)

15/12/2014
Foto do(a) autor(a) Celso Francisco do Ó
Ficha Técnica
ODA - Interativo
Trabalho escravo existe?

O Infográfico contribui para realizar uma abordagem sobre as transformações no mundo do trabalho. Apresenta questões sobre o trabalho escravo na sociedade atual, em contraposição ao trabalho escravo n (...)

25/09/2014
Foto do(a) autor(a) Celso Francisco do Ó
Ficha Técnica
ODA - Vídeo
O cangaceiro

Vídeo de um cordel animado contando a história de Lampião, a questão do banditismo e da resistência como forma de movimento social, além de demonstrar a desigualdade social e regional do Brasil. 

14/04/2014
Foto do(a) autor(a) Tania Fetchir
Ficha Técnica
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo