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Objetos Digitais de Aprendizagem

Recursos digitais educativos que podem ser usados por educadores dentro e fora da sala de aula

Vídeo

743 Visualizações

  • Ano / Série
  • 6º ano EF
  • 7º ano EF
  • 1ª série EM
  • 2ª série EM
  • 3ª série EM
  • Área de Conhecimento
  • Ciências Humanas
    Este ODA Atende também à EJA
  • Multidisciplinaridade
  • Geografia
  • Idioma
  • Português-BR
  • Tipo de Mídia
  • Vídeo
  • Palavras Chave
  • cartografia
  • Elaboração de mapas
  • Georreferenciamento
  • SIG

Como se faz um mapa? • IBGE Institucional

Publicado em: 10/12/2020
IBGE

Este ODA trata-se de um vídeo e tem por objetivo, apresentar o trabalho de cartografia, conjunto de técnicas usadas para representar os lugares e as paisagens, permitindo um amplo conhecimento da realidade. O vídeo aborda conceitos como: Aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação, georreferenciamento. Este vídeo foi produzido em 2008, por algumas das áreas do IBGE que realizam estes trabalhos e produzem o retrato do território brasileiro e suas características na forma de mapas. Consideramos pertinente sua utilização nas etapas de contextualização ou sistematização da aula. Ao utilizá-lo será possível estabelecer relação com as seguintes habilidades do Currículo paulista: Ensino Fundamental Anos Finais: (EF06GE20*) Reconhecer a importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas local, regional e global. (EF06GE24*) Aplicar técnicas de representação utilizadas na cartografia temática, em especial a diferença entre mapas de base e mapas, temáticos. (EF06GE25*) Analisar os tipos de produtos do Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Cartografia Digital e relacionar com a produção imagens de satélite e mapas digitais entre outros. (EF07GE09B) Aplicar tecnologias digitais para identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais do território brasileiro, em especial do Estado de São Paulo. Ensino Médio: (EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. EJA - Muito interessante a temática oferecida por este ODA. Sua indicação para a Educação de Jovens e Adultos, é que pode ser utilizado também pelo segmento do Ensino Fundamental Anos Finais, pois oferece subsídios para o desenvolvimento das habilidades acima descritas, que estão relacionadas ao Ensino Fundamental Anos Finais.

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