Acesso às redes Sociais do Governo
Ícones para acesso às redes Sociais do Governo

Barra oficial do Governo do Estado de São Paulo

Clique para acessar as redes Sociais do Governo

Objetos Digitais de Aprendizagem

Recursos digitais educativos que podem ser usados por educadores dentro e fora da sala de aula

0 Visualizações

  • Palavras Chave

Louça de Deus

Publicado em: 26/08/2022
MARCELO HIDEKI SUWABE

Este vídeo apresenta a Feira do Caxixi em Nazaré das Farinhas, na Bahia, cujos produtos feitos de barro, de tradição secular e familiar, atraem a atenção de visitantes de várias partes do Brasil, movimentando a economia e chegando a ser exportado para diversos países do mundo. Na narrativa, pode-se conhecer a Cadeia Produtiva do Caxixi, desde a retirada da matéria-prima em áreas de manguezal, passando pelo processo de fabricação, até a sua comercialização na Feira do Caxixi. Permite entender a dinâmica entre a Paisagem Natural e a Paisagem Cultural da região retratada. Contribui para desenvolver a seguinte Habilidade de Ciências Humanas: [EM13CHS104] Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

ATENÇÃO

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Objetos relacionados
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo