Acesso às redes Sociais do Governo
Ícones para acesso às redes Sociais do Governo

Barra oficial do Governo do Estado de São Paulo

Clique para acessar as redes Sociais do Governo

Objetos Digitais de Aprendizagem

Recursos digitais educativos que podem ser usados por educadores dentro e fora da sala de aula

Jogo

2248 Visualizações

  • Multidisciplinaridade
  • Matemática
  • Idioma
  • Português-BR
  • Tipo de Mídia
  • Jogo
  • Individual
  • Palavras Chave
  • Localização
  • mapa-mundi
  • população

Jogo das populações

Publicado em: 11/07/2014
Só Geografia

O jogo favorece o desenvolvimento da expectativa de aprendizagem em Geografia, no 4º ano, que consiste na utilização de conhecimentos geográficos e cartográficos sobre o tema população. O mapa-mundi pode ser consultado e explorado para que os alunos realizem estimativas sobre o número da população de cada país. Permite um trabalho multidisciplinar com a expectativa de aprendizagem em Matemática para o 4º ano, envolvendo a compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação, e ordenação de números naturais; cálculo aproximado. Os números apresentados como resposta correta no jogo são aproximados, uma vez que podem não estar atualizados.

ATENÇÃO

Esta sugestão restringe-se ao conteúdo indicado no link/url e ao resumo do objeto desta ficha técnica. Outros conteúdos, propagandas ou peças publicitárias presentes no site original de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta ficha técnica. O eventual acesso de outros conteúdos no site original está sob total responsabilidade do usuário.

Antes de utilizar o conteúdo digital com alunos, acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados.

Objetos relacionados
ODA - Jogo
Mapa-múndi

Este ODA trata-se de um jogo dinâmico em que o aluno deverá pilotar um avião e encontrar todas as estrelas, antes que o combustível acabe. Estimula o conhecimento do mapa-múndi com seus continentes e (...)

23/02/2021
Foto do(a) autor(a) MARCELO HIDEKI SUWABE
Ficha Técnica
ODA - Vídeo
África - show brincadeiras musicais da Palavra Cantada

Vídeo com música do Grupo Palavra Cantada intitulada "África" que favorece o trabalho, no 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a expectativa de aprendizagem relativa ao reconhecimento d (...)

21/05/2014
Foto do(a) autor(a) Mirela Medeiros
Ficha Técnica
ODA - Vídeo
A Origem da Bússola

Animação sobre a origem da bússola. Poderá ser utilizado para discutir a localização espacial em Geografia no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

18/03/2014
Foto do(a) autor(a) Michele Aimoli
Ficha Técnica
ODA - Estático
População total 2015

Mapa-múndi estático que permite identificar a estimativa da população de cada país em relação à população mundial (percentagem). Possui um gráfico representando os países mais populosos do mundo, em 2 (...)

19/10/2017
Foto do(a) autor(a) MARCELO HIDEKI SUWABE
Ficha Técnica
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo