Sobre o Currículo+

Conheça um pouco mais sobre o Currículo+

Banner com criança sorrindo olhando para a tela de um tablet

Perguntas Frequentes

Ilustração de mulher segurando o caractere de interrogação

Caso não tenha encontrado em nosso site as informações ou orientações que deseja, você poderá acessar o FAQ ou entrar em contato conosco por meio da nossa Central de Atendimento, no botão abaixo.

Central de Atendimento

O que é?

Lançada em fevereiro de 2014, a iniciativa Currículo+ desdobra-se a partir de uma plataforma online de conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos), articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os níveis de ensino e disciplinas do Currículo.

O Currículo+ visa incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico articulado ao Currículo do Estado de São Paulo, para inspirar práticas inovadoras em sala de aula, a fim de promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem.

Vídeo

Objetivos Específicos

Oferecer aos professores recursos pedagógicos digitais, articulados com o Currículo, assim como formação e orientação para implementação, para tornar as aulas mais contextualizadas, significativas, interativas e personalizadas;

Disponibilizar ao aluno recursos digitais para reforçar, recuperar ou complementar seus estudos, dentro ou fora da escola.

Abrangência

Todos os níveis de ensino e disciplinas correspondentes ao Currículo do Estado de São Paulo estão contemplados no Currículo+.

Parceria com iniciativa “Escola Digital”

Foco Estadual, Colaboração Nacional

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir de desenvolvimento do projeto Currículo+, foi parceiro na construção da plataforma Escola Digital, iniciativa liderada pelo Instituto Inspirare e Instituto Natura.

O Escola Digital, assim como o Currículo+, reúne, em um único ambiente de busca, objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Porém, diferentemente do Currículo+, uma vez que o Escola Digital tem como foco uma abordagem nacional, os objetos e recursos mapeados pelo site estão organizados com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Colaboração

No âmbito da estrutura física das plataformas, o Currículo+ é uma “obra adaptada” da “obra original” Escola Digital (uma vez que a licença “aberta” da plataforma Escola Digital permite que esta ação seja realizada).

Além dessa colaboração mútua no processo de estruturação de ambas as iniciativas, todos os conteúdos mapeados pela equipe responsável pela seleção e sugestão de conteúdo do Currículo+ são continuamente compartilhados com o Escola Digital, e vice-versa. Dessa forma, quem ganha são os professores e alunos do Estado de São Paulo e do todo o Brasil.

Clique para acessar o site do Escola Digital.
Escola Digital